Certo dia mulla (*) Nasrudin bateu à porta do seu vizinho e perguntou se poderia pegar emprestada sua maior panela, já que os parentes da sua esposa estavam vindo para o jantar. O vizinho, um homem muito avarento, resistiu, mas finalmente concordou e cedeu a panela a Nasrudin. No dia seguinte ele devolveu a panela e agradeceu ao vizinho. Depois de entregá-la, ele deu ao vizinho uma panela."Isto é para quê?", quiz saber o vizinho. "Oh, disse o mulla, sabe, quando sua panela grande estava comigo, deu à luz a esta panelinha;como é fruto de algo que é seu, estou entregando-a à você".
O vizinho avarento ficou muito satisfeito em ganhar uma segunda panela por nada em troca. Assim, na vez seguinte que Nasrudin foi pedir a panela grande emprestada, ele ficou muito feliz de lhe fazer esse favor. No dia seguinte, o vizinho bateu fortemente à porta do mulla e exigiu a panela de volta. Nasrudin abriu a porta e disse: "Nós confirmamos, não é mesmo, que uma panela pode dar luz a uma outra panela?, indagou ao homem. O vizinho assentiu, esperando ganhar outra panela de graça. "Bem, assim como uma panela pode parir outra panela, uma panela também pode falecer. Tenho a infeliz tarefa de informá-lo que às dez horas da noite de ontem sua panela grande caiu morta!"
(*) mulla (mullah, mollah - palavra árabe) significa literalmente "mestre", termo especialmente usado pelos Sufis para denotar alguém que adquiriu uma compreensão espiritual superior, no Islã xiíta é um título dado às personalidades religiosas e aos doutores da lei corânica (Corão)
Nas Noites Árabes - uma caravana de histórias
Tahir Shah
Editora Roça Nova
Rio de Janeiro, 2009
pág. 367 - 368
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com
Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar