RUMPELSTILZCHEN
Irmãos Grimm
Para impressionar o Rei , com o objetivo de fazer o príncipe casar com a sua filha, um moleiro bastante pobre mente e diz que ela é capaz de fiar palha e transforma-la em ouro. O Rei fica interessado e se casa com a moça, acreditando na história que seu pai havia contado. Após as festas de casamento, chama a moça e fecha-a numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige-lhe que transforme toda aquela palha em ouro, dando-lhe um prazo de três noites, ou seria executada. A moça se desespera e não sabe o que fazer, chorando desconsolada. Ela já tinha perdido toda a esperança, quando aparece um duende no quarto e promete ajudá-la em troca do seu anel, ela aceitou e ele rapidamente transformou uma grande quantidade de palha no mais puro ouro. Prometendo voltar, apareceu na noite seguinte e propôs nova ajuda em troca de seu colar, a moça aceitou e o pequeno duende trabalhou a noite toda transformando palha em ouro. Na manhã do dia seguinte foi embora e pela terceira vez apareceu novamente para ajudá-la, mas como a moça não tinha nada mais a oferecer o duende pediu a ela que lhe desse seu primeiro filho como pagamento pelo término do serviço e a moça desesperada aceitou a oferta, imaginando que isso não aconteceria e o duende acabou por transformar até a última palha em ouro, prometendo voltar após o nascimento de seu filho.
O Rei fica tão impressionado com o que vê e julgando que foi a própria moça que havia transformado toda aquela palha em ouro decide se casar com ela, a moça havia se esquecido da promessa que tinha feito ao duende e depois de algum tempo nasce o filho do casal; quando o menino completa seu primeiro anol, o duende regressa para reclamar o seu pagamento: "Agora dá-me o que me prometeste!". A Rainha ficou assustada e ofereceu-lhe toda a sua riqueza, se este a deixasse ficar com a criança. O duende recusa, mas por fim aceita desistir da sua exigência, mas cria outra: se a Rainha conseguisse adivinhar o seu nome em três dias estaria salva. No primeiro dia, ela falhou, inventou vários nomes que o duende se divertia ao ouvi-los; no segundo dia o duende voltou e perguntou à Rainha: "Já sabe o meu nome?" e, novamente a mulher experimentava todos os nomes que conhecia que o duende, zombeteiro achava muita graça e avisou que no dia seguinte seria sua última chance de acertar seu nome, caso contrário levaria seu filho e nunca mais iria vê-lo. A Rainha ficou desesperada e não sabia mais o que fazer; acontece que seu mensageiro passeando pela floresta foi atraído pela chama de uma fogueira onde um duende saltava e cantava uma estranha canção:
Hoje eu frito, amanhã eu cozinho!
Depois de amanhã será o filho da rainha!
Coisa boa é ninguém saber...
Que o meu nome é Rumpelstilzchen!
Depois de amanhã será o filho da rainha!
Coisa boa é ninguém saber...
Que o meu nome é Rumpelstilzchen!
O mensageiro saiu correndo e foi contar tudo o que viu à Rainha. Quando o duende foi encontrar com a Rainha, ela não cabia em si de contentamento, mas antes de falar o nome verdadeiro, ela inventa outros nomes até que, finalmente, revela o nome dele: Rumpelstilzchen! E ele, louco de raiva, começa a gritar: - Quem te disse isso foi o diabo! - Quem te disse isso foi o diabo - Quem te disse isso foi o diabo! e bate com o calcanhar no chão com tanta força que abre um enorme buraco e é engolido por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com
Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar