Desenvolvimento Infantil (primeiros sete anos) - ANDAR/FALAR/PENSAR
Observando a criança pequena, não devemos esquecer que muitos fenômenos ocorrem e outros muitos já ocorreram neste organismo e que várias influências já o permearam; é preciso saber “ler” nesta criança aquilo que já se passou e o que, frente a sua individualidade, se apresenta diante de nós, desse modo poderemos tentar auxiliar para que ela obtenha a maior expressão de sua potencialidade, interferindo e ajudando, naquilo que for possível e pertinente, em seu desenvolvimento bio-psíquico-social.
Ao completar 21 anos de idade o indivíduo passou por três fases de sete anos completamente distintas entre si; poderemos entender melhor o que se passa tanto em sua parte física, assim como em seu desenvolvimento integral, não apenas focando cada fase, mas observando o que um setênio determina e predispõe ao seguinte.
Os primeiros sete anos de vida da criança serão na verdade, decisivos em vários aspectos que se apresentarão a seguir e que, certamente, irão revelar muitas características a serem observadas no futuro, se observarmos atentamente para algumas características.
A criança quando nasce experimenta nos seus primeiros anos de vida três grandes conquistas que irão impregná-la exercendo uma influência decisiva no que virá a seguir. Ao vencer as forças da gravidade, ficando de pé sem apoio e ensaiando seus primeiros passos a criança conquista a independência do seu ANDAR, desse modo, procura encontrar a sua própria direção espacial no mundo e dessa forma engajar o seu próprio organismo no ambiente que a cerca, ou seja, quando por seu próprio esforço ela mesma adquirir a posição vertical iniciando a marcha, conseguindo então coordenar seus movimentos cada vez mais firmes e determinados, poderá adquirir com mais segurança a próxima conquista que surge com a FALA, porque todo o matizado da fala é devido a sua organização motora, pois a vida se manifesta primeiramente em gestos e depois este gestual transforma-se interiormente no elemento motor da fala e é fácil se observar a dificuldade na fala em uma criança que tropeça comparada àquela que caminha firme, em outras palavras, o falar desenvolve-se a partir de uma orientação no espaço e em consequência direta disso temos a seguir o desenvolvimento do PENSAMENTO, que atinge o seu ápice quando estas outras atividades anteriores foram corretamente desenvolvidas e estimuladas; então naquelas crianças em que ao aprenderem as primeiras palavras, ouvem o adulto falar de maneira infantil e inapropriada, através da imitação irão desenvolver também um pensar totalmente errado, porque através da clareza da fala o desenvolvimento do pensamento pode também se tornar claro, pois a criança é toda ela um órgão sensorial e como tal reproduz interiormente no organismo físico, portanto, um andar seguro e firme auxilia em uma fala não vacilante e, em consequência disso, a capacidade de extrair dessa fala um pensamento correto.
A criança quando nasce experimenta nos seus primeiros anos de vida três grandes conquistas que irão impregná-la exercendo uma influência decisiva no que virá a seguir. Ao vencer as forças da gravidade, ficando de pé sem apoio e ensaiando seus primeiros passos a criança conquista a independência do seu ANDAR, desse modo, procura encontrar a sua própria direção espacial no mundo e dessa forma engajar o seu próprio organismo no ambiente que a cerca, ou seja, quando por seu próprio esforço ela mesma adquirir a posição vertical iniciando a marcha, conseguindo então coordenar seus movimentos cada vez mais firmes e determinados, poderá adquirir com mais segurança a próxima conquista que surge com a FALA, porque todo o matizado da fala é devido a sua organização motora, pois a vida se manifesta primeiramente em gestos e depois este gestual transforma-se interiormente no elemento motor da fala e é fácil se observar a dificuldade na fala em uma criança que tropeça comparada àquela que caminha firme, em outras palavras, o falar desenvolve-se a partir de uma orientação no espaço e em consequência direta disso temos a seguir o desenvolvimento do PENSAMENTO, que atinge o seu ápice quando estas outras atividades anteriores foram corretamente desenvolvidas e estimuladas; então naquelas crianças em que ao aprenderem as primeiras palavras, ouvem o adulto falar de maneira infantil e inapropriada, através da imitação irão desenvolver também um pensar totalmente errado, porque através da clareza da fala o desenvolvimento do pensamento pode também se tornar claro, pois a criança é toda ela um órgão sensorial e como tal reproduz interiormente no organismo físico, portanto, um andar seguro e firme auxilia em uma fala não vacilante e, em consequência disso, a capacidade de extrair dessa fala um pensamento correto.
Portanto, a Antroposofia chama a atenção para conduzir de maneira adequada e amorosa a criança no seu aprendizado do andar, também ficar atento e cuidar da veracidade no aprendizado da fala e observar a clareza durante o aprendizado do pensamento que essa criança começa a demonstrar. Essas situações que acontecem quase que simultaneamente durante os três primeiros anos de vida, são facilmente observáveis, principalmente por aqueles que se encontram fora do núcleo familiar.
A criança pequena que é muito cerceada em seus movimentos, ou porque fica muito no colo ou por frequentar somente carrinhos e andadores, tem sua motricidade limitada e restringida o que, certamente, irá dificultar a aquisição de sua expressão motora para se comunicar com o mundo, por sua vez os adultos que se utilizam de expressões inapropriadas e palavras sem sentido, acreditando que desse modo se farão entender pelas crianças, estimulam inapropriadamente essas crianças para que elas imitem esse mesmo equívoco no momento que a criança forma o pensamento através do reconhecimento de algo que foi denominado errado. Muitos pais insistem em falar errado com seus filhos porque acham que desse modo se farão entender por eles, inconscientemente também existe a compensação narcísica de que assim podem persistir no papel de eternos tradutores de seus filhos com o mundo. Os três primeiros anos de vida e em consequência os demais até o sétimo, são de suma importância para o desenvolvimento integral do homem e muito dos problemas que surgem nessa fase irão, certamente se manifestar mais tarde, pois tudo que nessa fase é de natureza emocional e está presente no meio ambiente em que vive a criança irá mais tarde manifestar-se fisicamente neste indivíduo ocasionando grandes consequências que poderiam ser evitadas.
Dr. José Carlos Neves Machado - médico escolar
leia mais:
ANDAR, FALAR, PENSAR - Rudolf Steiner - Editora Antroposófica.
O MISTÉRIO DOS TEMPERAMENTOS - Rudolf Steiner - Editora Antroposófica. http://casaderafael.blogspot.com.br