Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

RIP VAN WINKLE - conto




RIP VAN WINKLE 
Washington Irving


Um fazendeiro chamado Rip Van Winkle tinha um cachorro chamado Lobo, não gostava de trabalhar e vivia no bar. Um dia, para não ouvir mais as reclamações da sua esposa resolveu ir às montanhas, passou lá o dia todo com seu cachorro. Ao anoitecer, quando pensava em voltar, ele viu um anão subindo a montanha carregando um barril. Rip ofereceu ajuda ao homenzinho e subiu com o barril nas costas para ajudá-lo, até um local onde havia vários outros anões jogando e conversando animadamente, Rip sentiu-se muito bem naquele lugar rodeado de alegres personagens e animado começou a beber e se divertir até adormecer embaixo de uma árvore. 
Rip dormiu durante muito tempo e após acordar, procurou sua arma, mas esta estava tão enferrujada que se desfez nas suas mãos. Lembrou que já estava muito tempo fora de casa e desceu a montanha de volta à cidade. Ele vai até a sua casa e a encontra toda destruída, resolve ir então até o bar que sempre frequentava, entra e procura os amigos, mas não encontra ninguém mais conhecido, descobre ainda que houve uma guerra e que muitos morreram. 
Ao perguntar sobre si mesmo, é apresentado a um jovem, muito semelhante a ele mesmo, que é o jovem Rip, filho de um homem chamado Rip van Winkle, que vivia naquela cidade e que fora visto pela última vez subindo uma montanha e nunca mais havia voltado, a vinte anos atrás.
Rip percebe então que havia dormido por muito e muito tempo. Ele volta então para casa de sua filha e olhando no espelho percebe como havia envelhecido: seus cabelos ficaram grisalhos, sua pele enrugara e sua barba cresceu e ficou totalmente branca, ele estava muito velho, haviam se passado 20 anos e ele dormiu por todo esse tempo, agora brinca com as crianças e conta sua história a todos que encontra.