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segunda-feira, 22 de abril de 2013

A PEDAGOGIA WALDORF - artigo







A base da pedagogia foi estabelecida por Rudolf Steiner na descrição do homem a partir de três aspectos, como um ser de corpo, alma e espírito e definindo que o único objetivo para uma escola desse tipo fosse a formação do ser humano, sem objetivar uma educação dogmática, ambições sociais ou interesses especiais de ordem religiosa, mas, edificada sobre um conhecimento mais profundo do homem. Desde a sua formação a ideia de um ensino comum para todos faz com que essa pedagogia tenha desde o início o seu compromisso de inclusão, uma escola para todas as classes sociais e para crianças de ambos os sexos, que incluísse o ensino fundamental e de nível médio e que fosse acessível a qualquer pessoa. Partindo-se dessa base essa escola incluiria todas as crianças, pois entre os 7 e 14 ou 15 anos de idade, as leis que se manifestam no desenvolvimento humano são evidentemente as mesmas para todos os seres humanos.
A primeira escola Waldorf foi fundada em 1919 em Stuttgart na Alemanha, como escola polivalente co-educativa de 12 séries (foi concretizada graças à iniciativa de Emil Molt, que procurava uma instituição de ensino para as crianças da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria solicitando à Rudolf Steiner a direção pedagógica para essa escola). A primeira escola Waldorf foi inaugurada em 7 de setembro de 1919, tinha oito séries e aproximadamente 300 alunos, hoje existem cerca de 900 escolas e aproximadamente 1500 Jardins da Infância espalhados pelos mundo, em vários países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas, no Brasil em várias cidades com mais de 50 instituições (escolas e jardins) espalhadas de norte à sul do país.
Antes de um ensino diferenciado para alunos de mais idade seria adequado que a formação precisasse ser a mesma para todas as classes sociais (a pessoa tem que ter a oportunidade de adquirir a mesma cultura geral, independente de se tornar um intelectual ou um trabalhador braçal). No ensino comum as noções do que acontece na lavoura, no comércio, na indústria e nos ofícios diversos também fazem parte do aprendizado e são temas que devem ser considerados como disciplinas absolutamente necessárias como outras matérias; aulas conjuntas de História, Geografia ou Ciências Naturais devem ser ministradas, mas sempre em relação com o ser humano, de maneira que este venha a conhecer o seu próximo a partir do universo. O objetivo dessa pedagogia é de que aquilo que foi conseguido conquistar através da Ciência Espiritual se torne ação viva de educação. Quanto mais ricas forem as possibilidades de expressão do Eu humano pelo organismo físico e pelas funções anímicas, assim também como mais conscientemente esse Eu puder utilizar a multiplicidade dessas tendências, segundo suas próprias decisões e baseadas em um pensar independente, maior será a sua liberdade interior.
Quando o ser humano puder assumir a responsabilidade pelo progresso de seu próprio desenvolvimento, tudo o que alcançou e que está agora à sua disposição depende, em grande parte, dos esforços feitos em sua infância e juventude por educadores e professores, portanto, pode ser denominada de Educação para a Liberdade uma pedagogia que promova e se esforce para afastar o maior número possível de obstáculos físicos e anímicos que impeçam o caminho do domínio consciente do Eu na idade adulta.  

Dr. José Carlos Machado - médico escolar.

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Dr José Carlos Machado
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