Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

NAS NOITES ÁRABES (resenha de livro)





Nas Noites Árabes - Uma caravana de Histórias
Tahir Shah
Tradução - Pedro Ribeiro
Editora Roça Nova
393 páginas
Rio de Janeiro, 2009.


"Joha era um notório contrabandista e costumava cruzar a fronteira todos os dias. Os guardas da fronteira revistavam seu burro toda vez que ele passava, mas não conseguiam encontrar nada na sua carga de feno. às vezes confiscavam o feno e o incendiavam. Apesar de não ter renda, a cada semana Joha ficava mais e mais rico. um dia ele ficou tão rico que se aposentou do outro lado da fronteira. Os anos se passaram e, certo dia, o chefe de polícia topou com ele. Disse então a Joha: - Nós passamos anos tentando pegá-lo, mas não conseguimos. Diga-me, irmão, o que você estava contrabandeando? Joha sorriu e respondeu: - Burros! Estava contrabandeando burros".

O escritor Tahir Shah descreve nesse livro a sua busca pessoal pela "história do seu coração" e descreve as ruas e medinas de Marrakesh, Fez e Casablanca no Marrocos apresentando personagens, situações curiosas e muitas aventuras nessa sua peregrinação, nos contando histórias que revelam a sabedoria do modo oriental de observar e encarar o mundo.
A idéia do escritor é passar adiante os ensinamentos de seu pai que dizia que "não existia melhor maneira de compreender um país do que escutar suas histórias, dizendo que elas funcionavam de uma maneira especial, entretendo a mente enquanto transmitem um tipo de conhecimento interior, ouvindo as histórias elas funcionarão como um manual de instruções para o mundo". Desse modo vai intercalando seus depoimentos com as histórias e lembranças que vai coletando durante suas viagens e nas peripécias da reforma de uma casa, repleta de misticismos e mistérios em que ele e sua família resolvem morar em Casablanca: Dar Khalifa, a Casa do Califa.
Entre histórias, contos e aventuras recheadas de sensibilidade e humor esse livro traz uma amostra de fragmentos de uma sabedoria oriental com sua ótica particular de compreender aquilo que geralmente não está à mostra o que o torna uma fonte de inspiração e estímulo para que também possamos nos preocupar em observar os mistérios que ainda não foram revelados, mas que se encontram perceptíveis à nossa frente, ou como diz um dos personagens: "os sonhos são como contos de fada e contos de fada são como sonhos; eles são reflexos uns dos outros e curam a mente adormecida". As histórias aqui descritas possibilitam esse despertar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar