Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CONTOS DE SELMA LAGERLÖF (resenha de livro)







CONTOS DE SELMA LAGERLÖF
Coleção Prêmios Nobel de Literatura
tradução - Rosane Krepsky
ilustração - Maria Lis Figueiredo
Solares Editora - 160 páginas


A vida da escritora Selma Lagerlöf  (1858 - 1940), sempre foi permeada de aventuras e histórias interessantes. A escritora escandinava nasceu na província de Värmland, na Suécia; com um defeito congênito em sua perna, a partir dos três anos e meio de idade fica impossibilitada de andar com desenvoltura, passa sua infância ouvindo contos e histórias que sua babá lhe contava. Uma vez conhece a esposa de um capitão em cujo navio (Jacob) havia uma ave-do-paraíso, a menina foi convidada a conhecer o navio e vendo o animal, imaginou que essa ave realmente havia vindo do paraíso e pensando que poderia curá-la de sua paralisia esforçando-se para alcança-la volta a caminhar.
Trabalhou como professora e escreveu várias histórias entre elas "A maravilhosa viagem de Nils Holgerson através da Suécia", considerada uma obra-prima  da literatura infantil em seu país e que foi adotada nas escolas suecas.
Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1909, foi autora de muitos livros, pertenceu à Academia Sueca  de Literatura e escreveu até falecer aos 82 anos de idade. Selma Lagerlöf é conhecida como a "avó da literatura sueca". Esse pequeno livro contém sete contos que exemplificam um pouco a delicadeza de suas histórias, revestidas porém de uma conteúdo bastante vigoroso, que se referem às tradições de sua terra, mas que  graças à sua dinâmica tornaram-se universais, como no conto "O Violinista" - "Ninguém poderia negar que, na sua velhice, Lars Larsson, o tocador de Ullerud, era homem de grande humildade e de uma modéstia perfeita. Mas não fora sempre assim. Parece que em sua juventude havia sido de uma tal arrogância e de uma tal presunção que causava dó... (mais adiante)...recordava-se que quando seu arco estava em movimento, ninguém conseguira manter-se parado...(mais adiante)...(ouvindo o barulho de uma cascata) - disse Lars - ainda que eu ache que não valha grande coisa; penso que a ária que compus outro dia era muito mais interessante...(mais adiante)...Se não gostares desta, será preciso chamar um músico mais hábil que eu; mal acabou de pronunciar estas palavras teve a sensação que uma mão lhe agarrava o braço bem no cotovelo e se punha a manejar o arco, acelerando a cadência...(mais adiante)...E, sempre continuando a tocar, pôs-se a chorar com pena de si próprio...

José Carlos Machado


Contos de Selma Lagerlöf
Coleção Prêmios Nobel de Literatura
tradução - Rosane Krepsky
ilustração - Maria Lis Figueiredo
Solares Editora - 160 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar