Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A VIDA PRIVADA DO CAMARADA MAO - Dr. Li Zhisui (resenha de livro)







A VIDA PRIVADA DO CAMARADA MAO
(Memórias do médico particular de Mao Zedong)
The private life of chairman Mao
Dr. Li Zhisui
biografia/memórias
versão do chinês para inglês - Prof. Tai Hung-chao
tradução - Gabriel Zide Neto
Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro/1997
821 páginas

"Nenhum outro líder na História teve tanto poder sobre tantas pessoas e por tanto tempo quanto Mao Zedong e nenhum infligiu tamanha catástrofe ao seu país.Sua sede de controle e seu medo de traição deixavam a corte e o país em constante pandemônio. Sua inspiração e suas manobras levaram a China ao Grande Salto para a Frente, com todas suas terríveis conseqüências como a Grande Fome e a Revolução Cultural, com dezenas de milhões de mortos. Por outro lado, nenhum ditador foi observado tão de perto como Mao nessas memórias do homem que foi seu médico particular durante 22 anos."
Andrew J. Nathan.


Dr. Lui Zhisui foi durante 22 anos (1954 - 1976), o médico particular de Mao Zedong, o líder da República Popular da China, que fundou o Partido Comunista Chinês em 1921 e comandou o país durante 41 anos (1935 - 1976). Para milhões de chineses Mao era divinizado, comandou com "mão de ferro" o país em desastrosas campanhas sendo o responsável pela morte de mais pessoas do que Hitler e Stálin juntos. Em um país pobre, atrasado e vulnerável Mao tentou criar um "socialismo à moda chinesa", tentando com isso ultrapassar o modelo russo de comunismo. Sentindo a hostilidade do Ocidente e aproximou-se de Moscou, embora despreza-se seus aliados russos, aspirava levar a China ao nível do mundo social desenvolvido, sendo então aclamado no panteão do marxismo-leninismo, através do Grande Salto para a Frente e da Revolução Cultural objetivava tirar a China, um país gigantesco, com dimensões continentais e com uma população pobre e imensa, de sua inércia sócio-político-cultural.
Esse tirano impôs à população chinesa um congelamento no padrão de vida das pessoas a um nível de subsistência extrema, construindo uma enorme e perdulária estrutura industrial que ignorava a realidade, fomentava a burocracia perversa que governava a economia, a política, a ideologia, a cultura e a vida privada dos chineses. 
Centralizador, fantasioso e com um poder absoluto sobre milhões de pessoas, Mao é aqui retratado em seu aspecto mais humano por aquele que conviveu muito proximamente ao líder chinês e acompanhou sua ascensão até o seu declínio com sua morte em 08 de setembro de 1976. Assim como muitos seguidores o médico inicialmente o reverencia, mas acaba desprezando-o quando se confronta com  a face cruel, egoísta e devassa (com mais de 3.000 concubinas),  percebendo a indiferença que o Grande Timoneiro (como também Mao-Tsé-Tung era conhecido), tinha pela vida humana.
Mais do que seu médico particular Dr. Li era também seu confidente político e pessoal, muito próximo do líder chinês, pois era presença constante em suas viagens e via-o diariamente durante mais de vinte anos, podendo desfrutar de sua intimidade, observando todas as conspirações, manobras e jogos do poder durante esse período, o que torna esse livro uma verdadeira lição de história, através de um observador que   pode usufruir de um lugar privilegiado. 
Talvez a grande façanha desse livro seja a simplicidade com que o autor vai revelando a vida de seu biografado, mostrando os bastidores e as intrincadas relações de poder que se formavam nos meandros da Cidade Proibida, contrariando a imagem de austeridade e robustez moral que a propaganda oficial cuidadosamente criou em torno do comunismo chinês e de seus dirigentes. 
Após ter deixado a China, o autor (que faleceu em 1988 nos Estados Unidos para onde emigrou com sua mulher e a neta), teve o seu nome apagado da história oficial chinesa; nos inúmeros livros sobre a vida pessoal de Mao, publicados pelas editoras chinesas, pouquíssimos mencionam seu nome. Em 1981 após cinco anos de sua morte o Partido Comunista Chinês divulga um veredicto oficial sobre a vida do grande líder: "Resolução sobre certas questões na  história de nosso Partido desde a fundação da República Popular da China", onde Mao-Tsé-Tung é retratado como um grande líder revolucionário, cujas contribuições positivas superaram as conseqüências negativas de seus atos. Essa biografia revela, no entanto, situações e fatos muito diferentes dessa versão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar