Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

CORALINE - resenha de filme









CORALINE
Coraline e o Mundo Secreto
animação
direção - Henry Selick
EUA/2009
duração - 01h:40m
elenco - Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, John Hodman, Keith David



Baseado na graphic novel do escritor britânico Neil Gaiman, este filme de animação que, certamente, não é voltado para o público infantil, retrata a possibilidade que sonhamos de que todos os nossos desejos possam ser atendidos, onde tudo é possível,  fugindo da realidade que somos obrigados a suportar com suas frustrações e contrariedades. 
Uma menina (Coraline) muda-se com seus pais para uma casa nova, seus pais estão sempre ocupados com o trabalho e por isso não lhe dão muita atenção. A menina entediada, sente-se isolada e após explorar todos os cantos da casa encontra uma porta trancada (passagem) no canto da sala de visitas, curiosa, sente-se impulsionada em abrir a porta e explorar o que se encontra além e acaba descobrindo um lugar incrível, um mundo novo e fantástico, muito semelhante ao seu, mas onde ela pode ter seus sonhos realizados, embora, ao mesmo tempo, esse lugar mostra-se também bastante assustador e ameaçador, com o risco de que talvez ela não volte jamais.
Esse outro mundo que se revela é habitado por sua Outra Mãe e seu Outro Pai, que são uma réplica muito parecida de seus pais de fato, no entanto, diferente dos seus pais verdadeiros, estes lhe dão atenção e fazem as suas vontades, tudo é semelhante à realidade, exceto pela presença de botões no lugar de olhos. 
Esses Outros Pais parecem de início mais interessantes, pois são mais divertidos e atenciosos que seus pais verdadeiros. No final do dia, Coraline tem que voltar para sua casa (realidade) e novamente ela atravessa a porta, no entanto, sua Outra Mãe lhe oferece a chance de ficar para sempre com ela nesse novo mundo do qual a menina parece se encantar, mas com uma única condição: que Coraline costurasse no lugar de seus olhos, botões, assim como seus Outros Pais. Coraline decide que prefere ir para sua verdadeira casa e isso desaponta sua Outra Mãe, que não aceita facilmente a decisão da menina, tentando impedi-la.
Quando volta para seu apartamento no mundo real, Coraline descobre que seus pais sumiram. Ao ver que seus pais não voltam no dia seguinte, Coraline, descobre que foram sequestrados pela Outra Mãe e resolve voltar ao outro mundo para resgatá-los. 
Ao retornar ao outro mundo, Coraline se depara de novo com a Outra Mãe a quem recusa dar amor e a aceitar seus presentes, como fazia anteriormente, exigindo que seus verdadeiros pais fossem devolvidos e voltar novamente à sua vida anterior. Furiosa com essas atitudes, a Outra Mãe prende Coraline num armário atrás do espelho como punição.
Entre o mundo real e esse universo paralelo em que passa a viver; Coraline precisa agora resgatar seus pais verdadeiros e enfrentar a ira da Outra Mãe que não aceita ser deixada de lado. 
Outro personagem muito interessante presente na história é um gato preto que a acompanha em suas aventuras e lhe auxilia em seus embates com a terrível Mãe, agindo assim como uma espécie de voz da consciência que lhe acompanha e lhe faz sugestões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar