O HOMEM QUE ERA SUPER-HOMEM
(The man who was Superman)
direção - Jeong Yoon-chul
Coréia do Sul - 2008
Elenco: Hwang Jung-Min II, Jeon Ji-hyun, Gi-seok Kim
duração - 102 minutos
Este filme sul-coreano de 2008 de início lento mostra a rotina de uma jornalista (Soo-jung) que estressada e cansada do convívio com as pessoas está prestes a abandonar o emprego e a vida na cidade grande e ir para a África, quando é salva simultaneamente de um atropelamento e de um roubo. O responsável pelo salvamento é um homem que alega ser o Superman. A moça acha engraçado o comportamento de seu salvador e considera que esse personagem urbano possa lhe render uma boa reportagem, passa então a segui-lo e filmá-lo em sua missão de salvar o mundo.
Inicialmente isso lhe causa divertimento e a aparente ingenuidade de suas missões, desde auxiliar os idosos a atravessar a rua, brincar com as crianças, como capturar criminosos, o personagem continua salvando as pessoas, mas com o tempo de convívio, acompanhando o herói em sua intenção de estar sempre disposto a ajudar as pessoas, começa a se interessar também pela figura humana atrás daquele personagem. Sua missão é “salvar o mundo e mudar o futuro”.
Apesar de Soo-jung não se importar muito com os outros e, realmente, seu objetivo seja o sucesso o “Superman” tenta ensiná-la que os “vilões” fazem com que as pessoas se esqueçam de quem são e que acabam não ajudando mais uns aos outros. Ao tentar ajudá-lo, por causa de suas constantes convulsões, Soo-jung acaba por descobrir a “origem” do herói e a verdade sobre a “kryptonita” que ele insiste em dizer que se encontra alojada em sua cabeça, impedindo que seus super poderes se manifestem.
O filme, refere ter sido baseado em fatos reais é, na verdade, uma sensível comédia dramática, que apresenta na fala do personagem a idéia e a intenção do herói: "o passado não pode ser modificado, mas o futuro ainda não aconteceu", fazendo toda a diferença. Gradativamente as dúvidas sobre a biografia do personagem vão sendo esclarecidas e com um desfecho sensível e esperançoso.