OS QUATRO TEMPERAMENTOS
Ao definir o temperamento
da criança, é preciso avaliar que aquilo que se coloca entre a linha
hereditária e a linha que representa sua própria individualidade que também a
caracteriza e determina sua qualidade individual salientando uma peculiaridade
o que permite classificá-la entre quatro tipos distintos de temperamento. Desse
modo, compreendendo a dinâmica de cada temperamento pode-se auxiliar a criança
na demonstração de suas potencialidades, porque na verdade, o temperamento nada
mais é do que o veículo da expressão de sua individualidade que começa a se
manifestar com maior intensidade a partir dos sete anos de idade.
Podemos classificar
quatro tipos distintos de temperamento; cada um com suas características
particulares e individuais há o tipo SANGUÍNEO, que é muito excitável pelo
mundo exterior e que tem nas sensações e sentimentos sua grande paixão e isto é
o que talvez melhor o defina, um apaixonado por tudo e todos, pois tudo lhe
chama atenção, por tudo se apaixona, geralmente, nada verdadeiramente o atrai,
embora seu interesse seja amplo, porém fugaz, então tem uma grande dificuldade
de fixar-se em algo, observamos o olhar vivo e alegre de uma criança sanguínea
que, interessada, olha tudo que está à sua volta e com igual rapidez muda para
outro ponto, poderíamos definir que “tudo
olha, mas nada vê!“. Percebemos que essa também passa a ser sua atitude
perante a vida, pois tudo lhe desperta interesse e lhe traz curiosidade, o que
é notável, embora tenha como uma sombra a imensa dificuldade de terminar aquilo
que começou, devido a sua grande volubilidade e falta de persistência
principalmente diante de obstáculos; então, ao atuarmos perante um indivíduo de
natureza sanguínea muito intensificada, o apoio seria em ajudá-lo a que concretize
aquilo que iniciou, auxiliando a
terminar suas tarefas e estimulando-o a observar seus trabalhos concluídos,
para que mais tarde a depressão de um eterno começo sem finalização não venha a aliená-lo
mentalmente, o que é o perigo maior desse tipo de temperamento quando
descontrolado e mal conduzido.
O temperamento chamado
MELANCÓLICO apresenta como característica marcante encontrar-se ligado demais à sua
corporalidade, transmitindo à sua própria expressão uma sensação dolorosa, pois
não consegue dominar completamente o seu corpo físico e, se nos fixarmos ao seu
olhar, podemos observar um olhar voltado para baixo, uma espécie de turvação em
seus olhos, carregados de uma melancolia e uma expressão introspectiva muito
característica. Ao contrário do sanguíneo, o mundo exterior pouco excita e interessa
ao melancólico. O desafio maior está em ajuda-lo para que consiga vencer esse
movimento que o prende a terra e o aprisiona e poder olhar o outro, sair de si
e ver o que está à sua volta.O mundo parece ser cruel e injusto para ele e algumas crianças muito melancólicas definem seus fracassos diante da vida como responsabilidade de alguém ou de alguma coisa, a tarefa é mostrar que os outros também encontram as mesmas dificuldades que podem ser superadas.
O indivíduo FLEUMÁTICO é
aquele que tem o seu temperamento expresso em sua própria figura exterior que
por ser muito ligado ao sistema glandular, torna o indivíduo corpulento,
chegando a inflar e na sua expressão anímica muito característica em procurar o
seu bem-estar e no seu equilíbrio interno; seu olhar é fixo, voltado para
dentro de si e justamente por isso tem uma grande dificuldade de expressar-se,
há uma grande dificuldade nesse intercâmbio entre o interior e o exterior,
então se o mundo externo pouco o movimenta ele tende a uma estagnação, na vida
prática são pessoas pacientes que aceitam situações que muitos outros
rejeitariam, bons ouvintes, também planejam e são muito persistentes em suas
tarefas e realizações, mas tem grande resistência às mudanças e sair de sua
letargia que pode se transformar em algo muito patológico.A criança fleumática é geralmente comportada e com persistência executa tarefas difíceis e acaba sendo um bom exemplo para os sanguíneos (por exemplo) que não conseguem se fixar e deixam as coisas de lado, mas os pais e professores devem ficar atentos com essa facilidade da criança em ficar em seu mundo próprio, é necessário colocá-la em movimento.
O temperamento COLÉRICO
assim como os outros três também possui seu lado de luz e de sombra e quando
observamos uma criança que demonstra facilidade para liderar é competitiva e
sente muito prazer em vencer desafios, existe uma grande chance de que essas
características façam parte desse temperamento que também apresenta muita
determinação para conseguir aquilo que deseja; a segurança em seu olhar e seu
passo firme e decidido desafia seus pais e professores que precisam deixar
esclarecidos seus limites e obrigações, pois geralmente apresenta uma natureza
irascível e questionadora com grande dificuldade em se submeter a regras e
adaptar-se a situações que não são de seu inteiro agrado. Uma pessoa com esse tipo de temperamento é muito solicitada nas situações em que é preciso tomar decisões, sua visão prática e analítica é muito bem vinda, mas existe aí uma grande inconveniência quando as suas determinações passam a ser questionadas, nessa hora a grande e custosa tarefa de rever que nem sempre aquilo que falou está absolutamente certo poderá ser muito difícil de admitir. O líder poderá se tornar um tirano, esse é o desafio de quem convive com coléricos muito inflamados.
As características dos
temperamentos quando se apresentam dentro de certos critérios, representam
aquilo que faz a vida variada, colorida e harmoniosa, pois toda a
multiplicidade, a beleza e toda riqueza da vida é possível graças a essas
peculiaridades que são expressas nos diferentes temperamentos, não devemos subestimar
o valor do temperamento só por ser ele uma qualidade unilateral, não se trata
de igualar, de tentar nivelar ou valorizar essa ou aquela característica que
apresenta, rotulando o indivíduo com comportamentos presumíveis por se
enquadrar neste ou naquele temperamento. Existe algo mais abrangente na
observação dos temperamentos que permite utilizar essas características de uma
forma mais vantajosa, por assim dizer, auxiliando esse indivíduo a desenvolver
suas qualidades completamente, podendo se expressar melhor e conseguir vencer
suas dificuldades.
José Carlos Neves Machado
(este artigo faz parte de um livro que se encontra atualmente em revisão para posterior edição)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com
Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar