TEMPERAMENTOS E
ALIMENTAÇÃO
Indicações Médico-Pedagógicas e aspectos gerais
Rudolf Steiner
Textos escolhidos (duas conferências Stuttgart em
06/02/1923)
Tradução – Bruno Callegaro e Jacira Cardoso.
Editora Antroposófica, São Paulo, 1993.
35 páginas.
A Pedagogia dentro das escolas
Waldorf tem um caráter terapêutico, o método de ensino e o próprio currículo
estão orientados para proporcionar saúde à criança.
Quando um dos três sistemas
(neurosensorial, rítmico e metabólico-motor), encontra-se predominante sobre
outro, deve-se fazer o necessário para que o equilíbrio se restabeleça.
Então Steiner comenta que
crianças desatentas obtêm ajuda com a administração de sal, pois, passarão a
ficar mais atentas ao mundo exterior, seu organismo não elabora corretamente o
elemento salgado, que precisa ser adicionado em sua dieta. Por outro lado,
crianças irritadiças que reagem fortemente às impressões externas, apresentam sensíveis
melhoras quando em sua dieta a quantidade de açúcar esteja correta. Crianças
sonhadoras e fantasiosas obtêm ajuda com compressas frias em suas cabeças pelas
manhãs e crianças que não têm habilidade artística, quando o elemento criativo
fica faltando, se beneficiaram com compressas aquecidas sob o abdômen após as
refeições.
Diz o autor que: “O
homem deve saber que naquilo que assimila como alimento existe a energia de
certas entidades. E se o homem quer tornar-se senhor do seu organismo, deve
escolher conscientemente sua alimentação. Quando se compreende quais entidades
se anunciam através deste ou daquele alimento, conhece-se também que
significado tem a alimentação”.
Assim Steiner ensina que ao
ingerirmos carne, a animalidade continua presente dentro de nós; assim como o
nitrogênio presente, por exemplo, nas vagens é inadequado, pois, macula o corpo
etérico; quando uma pessoa possui grande autonomia e tende ao egoísmo deve se
privar do açúcar concentrado; já aqueles que se irritam com frequência, não deveriam
ingerir condimentos, especialmente sal e pimenta. E ainda sugere a avelã como
fornecedora de substâncias para a estruturação do cérebro. Assim como os
alimentos mais adequados a cada um dos quatro temperamentos.
Rudolf Steiner nestas duas
palestras se dirige aos professores e ao médico escolar Dr. Eugen Kolisko e
enfatiza que o professor deveria exercer um olhar aguçado atuando como um
médico higiênico e que toda sua disposição anímica que ele traz para dentro da
escola é transmitida às crianças através de inúmeras tramas sutis e também refere
que basta o professor compreender a arte de superar a si próprio para ter
crianças sadias na escola.
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Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
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