Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2018

TEMPERAMENTOS E ALIMENTAÇÃO - RUDOLF STEINER - resenha de livro

Médico na Escola Dr José Carlos Machado www.mediconaescola.com Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar






TEMPERAMENTOS E ALIMENTAÇÃO
Indicações Médico-Pedagógicas e aspectos gerais

Rudolf Steiner
Textos escolhidos (duas conferências Stuttgart em 06/02/1923)
Tradução – Bruno Callegaro e Jacira Cardoso.
Editora Antroposófica, São Paulo, 1993.
35 páginas.

A Pedagogia dentro das escolas Waldorf tem um caráter terapêutico, o método de ensino e o próprio currículo estão orientados para proporcionar saúde à criança.
Quando um dos três sistemas (neurosensorial, rítmico e metabólico-motor), encontra-se predominante sobre outro, deve-se fazer o necessário para que o equilíbrio se restabeleça.
Então Steiner comenta que crianças desatentas obtêm ajuda com a administração de sal, pois, passarão a ficar mais atentas ao mundo exterior, seu organismo não elabora corretamente o elemento salgado, que precisa ser adicionado em sua dieta. Por outro lado, crianças irritadiças que reagem fortemente às impressões externas, apresentam sensíveis melhoras quando em sua dieta a quantidade de açúcar esteja correta. Crianças sonhadoras e fantasiosas obtêm ajuda com compressas frias em suas cabeças pelas manhãs e crianças que não têm habilidade artística, quando o elemento criativo fica faltando, se beneficiaram com compressas aquecidas sob o abdômen após as refeições.
Diz o autor que: “O homem deve saber que naquilo que assimila como alimento existe a energia de certas entidades. E se o homem quer tornar-se senhor do seu organismo, deve escolher conscientemente sua alimentação. Quando se compreende quais entidades se anunciam através deste ou daquele alimento, conhece-se também que significado tem a alimentação”.
Assim Steiner ensina que ao ingerirmos carne, a animalidade continua presente dentro de nós; assim como o nitrogênio presente, por exemplo, nas vagens é inadequado, pois, macula o corpo etérico; quando uma pessoa possui grande autonomia e tende ao egoísmo deve se privar do açúcar concentrado; já aqueles que se irritam com frequência, não deveriam ingerir condimentos, especialmente sal e pimenta. E ainda sugere a avelã como fornecedora de substâncias para a estruturação do cérebro. Assim como os alimentos mais adequados a cada um dos quatro temperamentos.
Rudolf Steiner nestas duas palestras se dirige aos professores e ao médico escolar Dr. Eugen Kolisko e enfatiza que o professor deveria exercer um olhar aguçado atuando como um médico higiênico e que toda sua disposição anímica que ele traz para dentro da escola é transmitida às crianças através de inúmeras tramas sutis e também refere que basta o professor compreender a arte de superar a si próprio para ter crianças sadias na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar