De Pueris
(Dos Meninos) / A Civilidade Pueril
Erasmo de Rotterdam
tradução, introdução e notas de Luiz Feracini
editora Escala, segunda edição, texto integral, 2008
187 páginas
Erasmo de Rotterdam, conhecido pela sátira da sociedade européia do século XVI (Elogia da Loucura, em 1511), escreveu essa obra em 1530 e a pergunta que se faz é se valeria a pena a leitura de um curso de filosofia da educação escrito no século XVI nos dias atuais?
Então, talvez através dos assuntos abordados em vários capítulos, pode-se constatar como a observação desses temas ainda são tão pertinentes em nossa época atual.
O autor defende que "o homem não nasce acabado e, sim, incompleto. Ele só se aperfeiçoa pela educação". e complementa que "o homem não nasce homem, mas torna-se homem". E é através da educação, do processo educativo, cujo objetivo principal é tornar o homem perfeito. Esse pensador humanista e atual vale a pena ser descoberto, justamente pela sua atualidade.
"Que uso e proveito em tantos bens se aquele a quem tudo se destina, não sabe como administrá-los?" e também " Não se pode galardoar o filho com prendas inacessíveis, mas podes instruí-lo nas artes mediante as quais coisas excelentes podem ser alcançadas" (no capítulo Nunca é cedo demais para iniciar o processo educacional). Enfim, não continua existindo senão as mesmas perguntas, mas ainda as mesmas angústias frente à educação de nossos filhos?
Médico na Escola - Dr. José Carlos Machado www.mediconaescola.com acompanhe também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/medicinaescolar e Insta: @antroposofiaemdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com
Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar