Carne de língua - conto africano
Certa vez, na África havia um reino muito próspero. Lá, todos eram felizes e amavam o rei e este se apaixonou perdidamente por uma jovem risonha e muito bonita e fez dela a sua rainha. Depois do casamento, nos dias que seguiram ela foi ficando cada vez mais abatida e triste.
Um dia, sem nenhuma explicação a rainha começou a ficar doente, dia a dia ela foi emagrecendo e ficando com a pele opaca e sem brilho.
O rei buscou todos os curandeiros do reino, porém, ninguém encontrou a resposta para o que estava acontecendo a ela.
Determinado, o rei resolveu, ele mesmo procurar a cura para a sua esposa.
Ele saiu pelo reino em busca de alguém que trouxesse novamente a alegria à sua amada rainha. Um dia, quando passava por um campo, ouviu uma risada gostosa, o que o lembrou da sua esposa. Ele foi até à casa e olhando pela janela viu uma mulher sentada com seu esposo, os dois estavam rindo e viu também que ela tinha uma aparência saudável e de bochechas rosadas.
O rei bateu na porta e, quando o homem atendeu, levou um susto ao ver o rei do seu país parado à sua frente. Imediatamente convidou-o para entrar em sua humilde casa e como poderia servi-lo.
Imediatamente, o rei perguntou ao homem o que ele fazia para que sua esposa fosse tão linda e saudável, com bochechas rosadas e com uma risada tão contagiante.
O homem imediatamente disse:
– Muito simples, Majestade: alimento a minha mulher todos os dias com carne de língua!
O rei voltou correndo para o palácio e mandou o cozinheiro real preparar uma grande sopa de carne de língua para a rainha.
O cozinheiro chamou os caçadores reais e pediu que lhe fornecessem as línguas de todos os animais do reino e prontamente preparou uma grande sopa. O próprio rei fez questão de alimentar a rainha que experimentou e mesmo assim não melhorou. Ela continuava emagrecendo e o rei acreditava que seu fim estava próximo tal o estado que se encontrava cada dia piorando mais.
Então, o rei teve uma ideia, levou a rainha para a casa do camponês e levou a camponesa para o palácio.
Em pouco tempo a rainha ficou gordinha e corada, já a camponesa adoeceu e começou a emagrecer, ficando com o mesmo aspecto doentio que a sua mulher apresentava quando vivia no palácio real.
O rei voltou para a casa do camponês intrigado com a situação, olhando pela janela observou sua mulher que gargalhava como nunca se vira antes. à sua frente , o camponês não parava de mexer os lábios. O rei bateu à porta querendo entender o que estava acontecendo.
- Novamente por aqui Majestade, o que deseja?
- Camponês, o que está acontecendo? Sua esposa está morrendo no meu castelo e minha mulher está toda feliz e saudável aqui na sua frente.
- Diga Majestade, o que o senhor fez?
- Fiz exatamente o que me mandou. Dei carne de língua de cachorro, gato, lebre, girafa, elefante, leão, de todos os animais do reino, mas de nada adiantou...
Então o camponês explicou:
– Vossa Majestade não entendeu direito o eu disse, riu o camponês. Quando falei de carne de língua, não quis dizer que ela deveria comer carne de língua. Eu estava falando das histórias que eu conto para ela todos os dias, as histórias contadas pela minha língua.
O rei meditou sobre aquelas palavras e se lembrou de ver o camponês mexendo os lábios enquanto a rainha sorria feliz e levou a rainha para o palácio e passou a lhe contar histórias todos os dias, ela se recuperou totalmente e nunca mais ficou doente.
É por isso que na África todos dizem que ouvir histórias faz bem para a saúde de qualquer pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com
Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar