Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2024

DIAS PERFEITOS (resenha de filme)









DIAS PERFEITOS (resenha de filme)

Diretor - Wim Wenders
Roteiro - Wim Wenders e Takayuki Takuma
Produção - Alemanha/Japão
Elenco -  Koji Yakusho, Tokio Emoto, Aoi Yamada, Arisa Nakano, Saiuri Ishikawa
Duração - 02h:05m
2023


Esse belíssimo filme acompanha o cotidiano de Hirayama, interpretado por Koji Yakusho, um homem de meia idade que vive em um pequeno sobrado cuidando de suas plantas e com uma rotina que inclui seu trabalho como zelador, limpando banheiros públicos na cidade de Tóquio, das fotos que tira das árvores, das músicas que ouve no rádio do carro, dos banhos após sua rotina de trabalho e dos mesmos lugares que frequenta.
Sua vida é metódica e rotineira.
Encontros inesperados acontecem em sua vida como a visita de sua sobrinha e de outros personagens que interferem em sua vida, revelando um pouco de seu passado, mas nada parece transformá-lo integralmente.
Não se trata de glorificar a rotina extenuante do dia-a-dia ou simplesmente romantizá-la, mas trazer através do olhar de Hirayama a dignidade de seu trabalho e na observação dos diversos aspectos que a cidade e seus personagens representam e incorporam.
Em seu pequeno apartamento, um sobrado onde ele vive repetindo diariamente seus afazeres domésticos: arrumando a cama após levantar-se, escovando os dentes em uma minúscula cozinha, escolher o seu café da manhã, até entrar em seu carro e dirigir-se para sua atividade escolhendo uma música que o acompanha nesse trajeto.
Aliás a trilha sonora que inclui Patti Smith, Rolling Stones, Lou Reed, Nina Simone; é primorosa, assim como a fotografia de Franz Lustig que emoldura várias cenas com uma luminosidade especial.
Os conflitos ocasionais que surgem na vida do personagem principal parecem que não atrapalham seu mundo interior e que, aparentemente, consegue suportar.
O grande destaque desse filme se deve ao premiado ator japonês Koji Yakusho que transmite ao seu personagem uma gentileza e dignidade em sua tarefa diária, contemplando o céu a cada manhã antes de entrar em seu carro rumo ao trabalho.
Um filme envolvente e muito significativo que oferece um olhar meditativo e resiliente diante da crueldade do mundo que Hirayama parece conhecer tão bem.
 



Médico Escolar - Dr. José Carlos Neves Machado - www.mediconaescola.com Acompanhe também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/medicinaescolar / @antroposofiaemdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico na Escola
Dr José Carlos Machado
www.mediconaescola.com

Acompanhe tampem nosso canal no You Tube! https://www.youtube.com/user/medicinaescolar